Letícia Bufoni destaca efeito olímpico no skate: 'Ganhamos muita visibilidade'
Por Wilson Barbosa 27/06/2022 - Segunda-feira - Junho
Letícia Bufoni na etapa da WSL em Saquarema, no Rio de Janeiro (Foto: Ana Catarina)
De volta após um hiato de dois anos, a etapa da World Surf League (WSL) em Saquarema, no Rio de Janeiro, reuniu vários dos principais nomes do surfe nas águas cariocas. Mas não quer dizer que a areia também não tivesse grandes estrelas do esporte, como Letícia Bufoni.
Convidada ao evento por uma de suas patrocinadoras, a skatista viu uma etapa da WSL in loco pela primeira vez e conversou com o Yahoo Esportes sobre a experiência, surfe, skate e a possibilidade de estar nas Olimpíadas de 2024, em Paris.
"Muita gente não sabe, mas essa é a maior estrutura de todos os tempos da WSL no Brasil, e realmente Saquarema está sendo o Maracanã do surf", disse a Bufoni. "Eu adoro surfar, torço muito pelo time brasileiro e vim apoiar esse esporte que tem sido muito bem representado pelo Brasil."
Recentemente, Bufoni tem postado imagens se aventurando também nas águas, seja no surfe ou stand up paddle, mas segundo a atleta, é apenas hobby. "Eu amo praticar esportes radicais, mas o skate está no sangue", brinca.
Fora da seleção brasileira de skate em 2022, a atleta tem usado seu tempo para projetos pessoais e organizar a agenda. Um dos grandes nomes do cenário feminino mundial, ela também vê a decisão como algo que pode ajudar novas skatistas do país que possam precisar de mais pontos.
Mas não se engane. Letícia continua querendo disputar uma vaga nas Olimpíadas de París e ressaltou que o esporte ganhou bastante após entrar no programa olímpico nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021.
"O skate ganhou muita visibilidade nas Olimpíadas e isso foi extremamente importante para o crescimento e apoio da modalidade", disse a atleta. "Depois de Tóquio, pessoas que não acompanhavam skate passaram a acompanhar, mais pessoas começaram a praticar também e depois no começo desse ano ainda ganhou o reconhecimento como profissão."
Com 29 anos, Letícia Bufoni é uma da principais influências do skate feminino no mundo. Competindo internacionalmente desde os 14 anos, ela soma um título mundial e seis medalhas de ouro no X-Games, além de ter representado o Brasil nos Jogos de Tóquio e um espelho para jovens como Rayssa Leal e Yndiara Asp.
Commenti